sábado, 21 de maio de 2011

60 anos da revolução chinesa




A Revolução Democrática Chinesa em 1949, este acontecimento a igual  Revolução de Outubro teve grande repercussão na historia mundial. Em torno a esta grande vitoria da classe operaria e do povo chines abrio-se uma nova fase no desenvolvimento da Revolução Proletária Mundial. As lutas de libertação nacional vão se multiplicar e a descolonização de Ásia e África crearão uma nova correlação de forças a nivel internacional.

Uma importante lição de este grande avanço que experimentaram os povos e as nações oprimidas do mundo foi a creação de Partidos Comunistas que se constituíram na vanguarda das massas revolucionarias de todo o planeta. Os Partidos Comunistas vinham constituídos desde finais da década de 1910.
Com o triunfo da Revolución Bolchevique en 1917, a táctica eleitoral, foi decidir a participação dos comunistas nos parlamentos burgueses.
Todas as lutas revolucionarias posteriores a 1917  confirmaram este feito. A Revolución Chinesa à mais de 20 anos de guerra popular prolongada foi uma clara confirmação da inutilidade das eleições.
Ao contrario veio-se a comprovar a  revolucionaria se transforma o mundo.
Quando mais avançou o movimento comunista na Europa e Ásia foi com o desenvolvimento da Resistência armada contra o nazi-fascismo alemão, italiano e japonês e os seus respectivos aliados locais. Embora, os retrocessos valides universal da violência revolucionaria como a única forma de ''varrer'' com as ilusões parlamentares e conquistar o poder. Comprovou que só com a violência
sos produziram-se quando as linhas oportunistas e revisionistas  tomarão os partidos comunistas e os levaram pelo caminho da capitulação.

Hoje em dia, quando se pretende fazer passar pelo socialismo esse engendro fascista que governa a China, os comunistas de Portugal(UCR) levantamos bem alto a bandeira vermelha da brilhante vitoria da Revolução da Nova Democracia na China que os revisionistas uma e outra vez  tentaram usurpar e espezinhar.

Traduzido pelo Camarada Pimenta

Sem comentários:

Enviar um comentário